Todos os dias, CEO´s e gestores procuram por soluções inteligentes para fomentar o seu negócio. Afinal, inovação, otimização e inteligência são peças chave para o sucesso e sustentabilidade de qualquer empresa. Investir em Outsourcing de TI é uma tendência! 

No mercado de tecnologia, a terceirização do desenvolvimento de softwares e serviços de TI vem sendo um comportamento constante, principalmente por reunir inúmeras vantagens. E em 2021, o cenário para esse tipo de serviço será ainda mais favorável.

Também conhecido por Outsourcing de TI, esse serviço tem sido uma das principais tendências de investimentos nos últimos anos. As suas vantagens vão da redução de custos até a produtividade e aproveitamento da equipe. Porém, não param por aí.

Empresas como Slack, Whatsapp, Skype, Google e Burger King, são exemplos reais, já que tiveram seus times de tecnologia terceirizados. Isso apenas demonstra a eficiência e qualidade desse serviço, que tem grandes projeções de crescimento para os próximos anos.

De acordo com um relatório do Transparency Market Research, o Outsourcing deve crescer cerca de 15% até o ano de 2024. São diversas empresas que pretendem diminuir seus gastos e otimizar os seus processos, né?

Neste artigo, você vai saber por que investir em Outsourcing de TI, vai compreender melhor a relação entre o outsourcing e a tecnologia, bem como suas vantagens.

Quer saber mais? Então continue esta leitura!

 

O que é um Outsourcing de TI?

 

Como dito, Outsourcing é um serviço prestado por empresas que oferecem uma equipe própria para realizar a gestão e operação de alguma outra empresa. Porém, existem terceirizações em diversas áreas, seja de RH, financeiro, gestão, etc. Pelo nosso segmento ser a tecnologia, nosso foco será a TI.

O Outsourcing de TI surge como uma necessidade das empresas de encontrarem maiores diferenciais competitivos perante o mercado. Afinal, com todas as suas vantagens, garante às empresas maiores oportunidades e recursos para investir em outras áreas de crescimento.

Mas você já parou para pensar em todas as vantagens que esse serviço pode oferecer? O Outsourcing consegue fazer com que equipes trabalhem com mais produtividade, tenham menos desgastes de comunicação e ainda poupa dinheiro e tempo das organizações.

Se você quiser saber mais detalhes das vantagens dessa terceirização, recomendamos ler este outro artigo. Nele, conseguimos detalhar melhor todas as vantagens do Outsourcing de TI bem como suas aplicações.

 

Investir em Outsourcing de TI é uma boa estratégia?

 

Com certeza! Terceirizar o time de tecnologia sempre será uma boa opção para empresas que valorizam o trabalho ágil, flexibilidade de ideias e querem conhecer e trabalhar com novas tecnologias.

Trazendo uma perspectiva de mercado, o outsourcing está em crescimento e cada vez mais corporações estão buscando enxugar seus gastos para investir em outros departamentos, como o Core Business.

Além disso, a terceirização permite que encontrem profissionais especializados na área, que garantem o trabalho prestado e no tempo que for necessário para você.

Afinal, será muito mais fácil atender a uma demanda, sem ter um time às vezes que fique ocioso ou muito sobrecarregado. Além disso, a burocracia envolvendo a equipe, é total responsabilidade da empresa contratada.

Pandemia do Covid-19

 

A pandemia da Covid-19 e a crise decorrente dela para alguns segmentos, mostraram que é preciso fazer planos B, C e D, se for necessário até mais. E isso exige um planejamento financeiro maior e, consequentemente, uma economia maior. Por que não terceirizar?

Neste texto, publicamos como o Outsourcing tem se relacionado com a pandemia, os novos modelos de trabalho e como aplicar estrategicamente esse serviço durante esse período atípico. Leia clicando na imagem abaixo também!

 

Perspectiva de futuro

 

Além do dado já apresentado no texto de crescimento desse serviço nos próximos anos, existem outros pontos extremamente relevantes que precisam ser mencionados.

Por exemplo, mais do que apenas o outsourcing, o mercado de TI entra em uma fase de crescimento e reestruturação em 2021. De acordo com matéria do ComputerWorld, 42% das organizações brasileiras mostraram que os gastos em TI para este ano serão maiores do que o previsto antes da Covid-19.

 

Outras tendências para além do Outsourcing de TI

 

Já sabemos que o outsourcing do departamento de tecnologia realmente veio para ficar, né? Porém, existem algumas outras tendências para o futuro do mercado da tecnologia. Com informações das pesquisas do Gartner, Inc., fizemos uma pequena lista, portanto, para dar luz a esses assuntos. Confira:

 

Internet das Coisas

Tudo vai ser um pouco digital e sincronizado. Não só os aparelhos eletrônicos celulares e computadores, aos poucos todo o ambiente começará a se adaptar a essas novas ferramentas.

 

Segurança e Privacidade

O mercado começa a investir mais em tecnologias que forneçam maiores políticas de segurança da informação para o meio virtual. Afinal, com o trabalho remoto e as novas perspectivas de jornada virtuais, é impossível não precisar de sistemas mais seguros.

 

Tecnologia do comportamento

As pessoas estão cada dia mais se relacionando com as marcas e as empresas precisam estar cada vez mais atentas às necessidades, desejos e comportamentos do seu público.

Vai haver um esforço maior do mercado em oferecer tecnologias que trabalhem com dados fornecidos das pessoas a fim de realizar estratégias mais assertivas.

 

Tecnologia 5G

Sucessor natural do 3G e 4G, o 5G chega ao Brasil para revolucionar o mercado de tecnologia. Afinal, além de melhorar a velocidade e qualidade da internet, também traz ferramentas que devem melhorar a interação dos usuários e as organizações.

Isso influenciará na conexão entre diversas áreas diferentes, favorecendo a criação de objetos conectados e cidades mais inteligentes.

Conclusão

 

Sem dúvidas, o futuro é da tecnologia! Seja para o uso pessoal ou para melhorar o desempenho das empresas, não há outra saída senão digitalizar. Com a transformação digital acontecendo todos os dias, o investir em Outsourcing de TI está cada vez mais sendo considerado uma excelente ferramenta nesse processo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre esse serviço ou tem vontade de entender mais sobre o mundo da tecnologia, entre em contato com a Rits ou nos siga em nossas redes sociais!